quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Luminária de Parafina - DIY

 Boa quarta-feira meninas!!
Hoje eu tenho mais uma novidade para vocês! Essa eu já coloquei em prática e confesso que é mais fácil do que parece. Não precisa ser prendada, ter experiência ou comprar muitos materiais.
Eu amo decoração com velas e acho que elas podem fazer TODA a diferença em qualquer situação. Uma luz indireta torna o ambiente muito mais romântico! Não posso ver uma vela que já saio comprando!

*Vou aproveitar que estou falando de velas e vou criar mais um post  -amanhã-  de como fazer seu centro de mesa com velas flutuantes. O meu será assim! O resultado é lindo e a produção é BBB*

Andei pesquisando preço de luminárias e quase tive um infarto fiquei assustada de como as coisas estão tão caras! Então mais uma vez me aventurei a tentar fazer as minhas e consegui, pela metade do preço!


Imagina você com essas luminárias ai de baixo? Você pode! É fácil de fazer, rápido, barato e não faz muita sujeira!



Materiais necessários:
  • Parafina (cera) - comece comprando 1kg de parafina, se obtiver o resultado desejado você faz mais depois!
  • 2 panelas - de preferência uma leiteira e uma frigideira
  • Bexiga - nome feio! prefiro chamar de balão
  • Água
  • Papel manteiga
  • Palito de dente ou alfinete
  • Corante em pó ou anilina - opcional

PAP:

1) Derreta a parafina com uma panela em banho maria. O ponto certo é quando a cera estiver quente mas não fervendo. - Se quiser fazer colorido, é nessa hora que você coloca o corante e mistura - 

2) Encha a bexiga com água morna (tem que ser morna! senão estoura) até obter o tamanho desejado. Quanto menor sua bexiga, mais fechada será a borda da sua luminária.


  3) Mergulhe a bexiga na parafina quente. ATENÇÃO: não ultrapassar a parte da bexiga sem água, pois é ela que permite que a bexiga não estoure. Retire lentamente e espere esfriar. Repita o processo mais umas 2 vezes.

4) Com a cera ainda quente, apoie o seu balão em uma superfície reta coberta com o papel manteiga. É de suma importância que ele fique bem apoiado no fundo.
Repita o processo de mergulha a bexiga da cera quente e apoiar no papel manteiga até que obtenha uma espessura mais firme. 

5) Reserve e deixe a cera esfriar.


6) Depois que a cera esteja fria e firme, leve a bexiga até a pia e estoure o balão. Não segure a luminária com força, se estiver muito fina pode quebrar.
Ao estourar a bexiga ela sai automaticamente.


7) Para fazer o acabamento e deixar as bordas uniformes, vire a luminária de cabeça para baixo e apoie em uma frigideira quente por poucos segundos.



Prontinho!
Sua luminária esta pronta para ser usada!
Se quiser pode colocar uma vela menor dentro, pode decorar com bolinhas de gel, pode colocar folhas secas..fica a seu critério!!


Obs: fiz 10 luminárias com 1kg de cera. Como foi meu primeiro teste, talvez da próxima vez eu consiga fazer mais luminárias com menos material. A cera se não for bem armazenada nas lojas, você vai recebê-la suja (como foi o meu caso) e a tendência é da sua luminária ficar amarelada depois de pronta. Então recomendo usar corante colorido, assim você não corre o risco.


Outra observação: Se o balão estourar dentro da leiteira não entre em pânico! desligue o fogo e espere esfriar. Quando a cera esfriar a água vai estar separada e é só tirar!


Quer saber o que é o melhor de tudo? Se você não gostar do resultado ou se simplesmente a sua luminária quebrou, é só colocar em banho maria novamente e fazer outra!! Nada se joga fora! Nosso dinheiro não é capim!


Nessa foto do lado esquerdo tem porta velas de vidro. Agora imagina o mesmo efeito só que com essa luminárias que mostrei aqui. Vai ficar um luxo!

Se você quiser também é só pintar a sua luminária com uma tinta acrílica na parte externa. A vantagem é decorar de acordo com o seu gosto!
Essa parece uma pokebola

Com corante na parafina o resultado fica muito bonito!




O composê de velas e pétalas de rosas fica romântico e elegante



E essa foi mais uma dica BBB para vocês! Coloquem em prática pois eu garanto que vão economizar muito!

Beijos e até o dia do casamento!

18 comentários:

  1. Adorei amiga! prático, lindo e barato. Seu casamento vai estar cheio de novidades. Parabéns pelas ideias sofisticadas e baratas, afinal, dinheiro não tá nascendo em árvores e uma boa recepção requer estilo e bom gosto - algo q não se compra, mas q custa caro rsrs

    ResponderExcluir
  2. lindo amiga parece facil né?

    quem sabe faço um teste,obrigada pela dica!

    bjks!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!!! é fácil sim! vai por mim!!
    Testa que eu tenho certeza que você vai amar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da idéia,bem fácil,irei tentar fazer, as coloridas ficam lindas.Obrigada por compartilhar !!! beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo seu Blog viu? Muito show... pp a parte das velas e luminárias
    Beijinhos
    Noiva A&A (Águida)

    ResponderExcluir
  6. Menina! Com 10 min viajando(literalmente)pelo seu blog, me apaixonei!

    ResponderExcluir
  7. ola.
    adorei . vou tentar fazer .
    abrigada
    luanir

    ResponderExcluir
  8. tem dicas de como fazer luminaria no formato de cone?

    ResponderExcluir
  9. E qual vela devemos colocar dentro????

    Não há perigo de derreter a luminária?

    ResponderExcluir
  10. e as quadradas como vc fez?

    ResponderExcluir
  11. maravilhoso!!!!!!!!! parabéns pela apresentação muito valiosa.

    ResponderExcluir
  12. sou apaixonada por artesanto apendo muitas coisas e várias delas coloco em prática obrigada. isso me faz muito bem amo aprender

    ResponderExcluir
  13. cris sue casamento foi realmente lindo,muito obriada pels dicas ,na verdade por tudo tambem vou me casar em dezembro, voce poderia me informar onde encomendo esse buque de origame e qual o nome da musica que tocou em seu casamento quando voce entrou

    ResponderExcluir
  14. me perdoe cris fui muito mal educada,deixa eu me apresentar, meu nome e ilma cabral moro em brasilia e vou me casra dia 5 de dezembro, gostei do buque de origame adoro artesanato achei minha cara, e a musica tambem bjs DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  15. E não derrete qdo colocar a vela acesa dentro??? Kécia Teles

    ResponderExcluir

  16. Olá tudo bem? poderia informar onde conseguiu comprar a caixa com os vasos estilo aquário?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir