sábado, 19 de novembro de 2011

Como organizar um chá de panela

Boa tarde meninas!
Ontem comecei a organizar a minha lista de presentes do chá de panela e resolvi escrever um pouco sobre isso para compartilhar com vocês.


Chá de Panela

Por que fazer um chá de panela?

Porque é uma comemoração dos seus últimos dias de solteira onde você se reúne com as amigas para festejar, brincar e ganhar presentinhos básicos para incrementar a sua casa. 

Quem organiza o chá de panela?
Geralmente são as madrinhas ou parentes mais próximos. Mas isso não é regra. Meu noivo e eu vamos organizar o nosso. Assim poderemos cuidar dos detalhes e já comprar as coisas com calma.


Quando fazer o chá?
O chá de panela geralmente é feito 1 mês antes do casamento. Por que? Resposta simples: Faltando um mês para o casamento, os presentes já estarão na sua casa (isso só na teoria, porque na prática já vi presente chegando depois do casamento) e você só irá complementar com os pequenos detalhes.


Qual temática usar?
Antes era muito comum  fazer chá só para mulheres, mas como eu sou o tipo de pessoa que tem mais amigos homens e só 4 amigas mulheres, acho que uma comemoração mista fica mais divertido. Hoje é mais comum o chá de "barnela", o resultado é mais animado! A seguir alguns temas para seu chá:


- Chá de Panela:
É o chá tradicional, onde só participa o clube da luluzinha a mulherada e é tipo uma reunião mais informal, com brincadeiras, petiscos e muita alegria. Se você tiver um grupo extenso de amigas, vale a pena fazer!








- Chá Bar ou de "Barnela":
É a mistura do chá bar e o chá de panela. O intuito desse tipo de comemoração é que você pode convidar os homens também e o seu noivo vai curtir cada momento com você. É uma ótima opção de despedida de solteiros.
Você pode usar o tema de boteco. A decoração é mais simples, porém fica tão interessante quanto um chá de panela. Decore com itens encontrados em bar (porta guardanapo de alumínio, molho de pimenta, toalha de mesa quadriculada, etc). Comidas servidas no chá de boteco: frango à passarinho, mini coxinha, quibe, ovo colorido de codorna com molho rosé, aipim com carne seca acebolada e por ai vai...








- Chá de Lingerie:
Esse é o chá mais íntimo, só mulheres MESMO! (se bem que pode convidar aquele seu amigo gay que não tem problema). O chá serve para renovar o estoque de roupas íntimas da noiva e também é válido presentear com acessórios de sex shop para ajudar a apimentar o relacionamento do casal. Brincadeiras mais ousadas são permitidas nesse chá.


Eu não tenho anda contra, mas particularmente não me imagino fazendo esse chá por 2 motivos:
1) Lingerie é algo muito particular, ninguém conhece nosso gosto 100% e trocar calcinha na loja é muito difícil.
2) Não me imagino falando de sexo na frente da minha mãe ou de pessoas idosas! srsrs
É triste engraçado, mas é verdade!









O que servir?
Outro item que varia muito de acordo com o bolso e o gosto dos noivos. O mais comum é fazer salgadinhos, petiscos e refrigerantes. Para quem quer fazer algo mais requintado, pode servir canapés, coquetéis e drinks.
Sanduíches de metro e tábua de frios são bem recebidos por todos os convidados.


O que pedir?
Ao contrário do casamento, você pode pedir seu presente ao convidado.  Dizem que o que se pede são acessórios, mas eu costumo ver em chá de panela que o limite para se dar é de 100,00. Pode pedir desde um abridor de lata até uma colcha para a cama. Atenção: tenha bom senso de diferenciar o que é presente de casamento e o de chá de panela.


Quem participa?
Nem sempre todos os convidados do casamento serão convidados para o chá de panela, mas é OBRIGATÓRIO que os que forem convidados para o chá de panela também o sejam para o casamento.


Dicas:
- Faça seu chá em um lugar com espaço onde todos possam se sentar confortavelmente.
- Programe seu chá para uma data onde todos possam comparecer.
- Dependendo da data, você pode entregar os convites do casamento no seu chá
- Calcule bem a quantidade de comida e bebida por pessoa.
- Se possível compre brindes para sortear durante as brincadeiras do chá
- Coloque uma roupa bonita, mas acima de tudo: confortável! Você não vai descansar nenhum segundo durante o seu chá, então coloque uma roupa que te faça sentir bem e um sapato confortável.
- Faça seu noivo participar em todas as brincadeiras. A principio ele pode até ficar sem graça, mas depois vocês dois vão se divertir muito!
- Coloque músicas animadas. Faça uma playlist com antecedência e intercale vários ritmos musicais. Assim você agrada todos os gostos e mantém um ambiente diversificado.


Não se esqueça que todo chá (independente do tema) pede momentos de descontração, brincadeiras e música ambiente!!! Não fique com frescura de se sujar, ficar enrolada no papel higiênico ou qualquer coisa! quem esta na chuva é pra se molhar!!!! 



Espero que tenham gostado!!

Beijos e até o dia do casamento!!


2 comentários:

  1. ótimas dicas!!

    bjooo
    :)
    http://casamentoesimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir