segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E agora, que padrinhos escolher?

Olá meninas!
Hoje resolvi fazer este post pois muitas pessoas me perguntam quais são os critérios para se escolher os padrinhos de casamento e eu percebo que muita gente pensa de uma forma errada. Então prepare-se que o post de hoje é polêmico!!!




Tenho visto ultimamente que muita gente escolhe os padrinhos pela classe econômica. As vezes não tem quase intimidade com o casal mas convida pensando no presente. Isso eu acho o pior do #nuncafazer na regra de etiqueta.


Convenhamos que todo mundo gosta de receber presente, mas pera lá: convidar só pensando no cifrão a mais do presente? Nananinanão. Padrinho é pra vida toda. Sim, você adota junto com o casamento! Para quem não sabe, vou colocar aqui a importância e o significado dos padrinhos.


O que são os padrinhos?
Padrinhos são aquelas pessoas que vão testemunhar e abençoar o casal nesse dia tão importante. Eles tem mais destaque do que os convidados. São pessoas escolhidas pelo casal como um reconhecimento pela importância que eles exercem em nossas vidas.


Função dos padrinhos?
Se você pensa que a função dos padrinhos é apenas de se arrumar impecavelmente, ficar parados ao lado do altar na hora da cerimônia e sair bem na foto, você esta errada! Tudo bem que isso eles tem que fazer, rsrs, MAS a função dos padrinhos acima de tudo é aconselhar, abençoar, acompanhar, ajudar, visitar e cuidar do casal.
Ta vendo? É algo de muita responsabilidade. Não é todo mundo que esta apto para exercer essa função, então é por isso que muitas vezes pessoas se recusam e os noivos ficam chateados. Pense nisso antes de escolher aquele seu colega distante com a esposa insuportável só porque ele tem dinheiro.



Se for convidar o fulano para padrinho, tenho que chamar a esposa dele para madrinha?
#Assunto polêmico mode ON
De acordo com as normas da etiqueta, sim. Mas pensa aqui comigo: Você tem aquele seu amigo que ama de paixão! Indispensável a benção dele no altar, mas você não gosta "muito" da esposa falsa e chata dele, porque vai então tirar o lugar de outra pessoa mais importante?
Ah gente, convidem quem vocês quiserem! que se dane a etiqueta! (tô revoltada). Ninguém vai morrer por ficar 40minutos longe do marido/namorado. E se morrer, problema deles!
O momento é seu, o casamento é de vocês, ou seja: as regras são suas! Escolha pessoas especiais e não apenas por educação.

Vou citar um exemplo pessoal aqui: Eu tenho duas melhores amigas e não abro mão delas como madrinhas sob hipótese nenhuma! Eu me dou super bem com os respectivos namorados, mas tenho amigos "mais especiais", digamos assim. Então reservei esse titulo de padrinho para aqueles que realmente fizeram a diferença na minha vida. O legal é que todo mundo entendeu. Não tem porque criar caso com coisa boba.


Quantos padrinhos posso convidar?
A quantidade fica a seu critério, mas lembre-se que um "amontoado de gente" no altar fica feio demais, ainda mais se não tiver espaço para todos sentarem. Outra coisa para levar em conta é o número dos convidados: Inviável colocar 10 padrinhos em um casamento com 60 convidados. Daqui a pouco tem mais gente no altar do que na cerimônia inteira.. 


Devo presentear os padrinhos?
Não é obrigação, mas a bendita etiqueta manda. Não precisa ser algo caro, desde que seja uma lembrança como gratidão e reconhecimento por eles participarem desse momento tão especial. Opte por presentes personalizados, porém se você não tiver condições financeiras para isso, um porta retrato ou uma carta (escrita a mão) de agradecimento já fica valendo.


Fui convidada (o) para madrinha/padrinho. Como proceder?
Se você não quiser aceitar, é uma escolha sua. Agradeça do fundo do coração e diga que você amou ser prestigiado dessa forma, mas não poderá honrar com esse compromisso por X questão. Ai você diz o motivo da recusa.
Se a resposta for sim:
Madrinha: Prepare-se para um turbilhão de tarefas!! Você juntamente com as outras madrinhas estará encarregada de preparar o chá de panela (ou lingerie), ajudar a noiva nas escolhas de lembrancinhas, sapato, bouquet, maquiagem, vestido..ufa! ou seja: tudo! Você será o braço direito da noiva até o dia do casamento.
Padrinho: Você ajudará os noivos no que for necessário, estará sempre presente e oferecerá ajuda, mesmo que isso implique que os noivos aceitem! No casamento, os padrinhos são responsáveis pelo corte da gravata.
Ambos: Acima de tudo, a principal função dos padrinhos é zelar pelo casamento do casal, aconselhar e sempre ajudar nos momentos de alegria e de crise. Bons padrinhos ajudam a manter um casamento feliz.


Como convidar alguém para padrinho/madrinha?
A melhor forma de fazer esse convite é pessoalmente. Faça um convite diferenciado! A não ser que a pessoa more longe e isso impossibilite com que vocês se vejam com frequência. O mais importante é fazer aquela pessoa saber da relevância que represente na sua vida. Nossa, falei bonito agora!!


Meu convite!
É isso ai galera! espero mais uma vez ter ajudado e não se esqueçam que o mais importante é ter as pessoas que amamos por perto. Então convide aqueles que realmente fazem a diferença e não se importem com o que vão ganhar, pois vocês verão que isso é o que menos importa! Os presentes que vocês vão ganhar tem prazo de validade, mas padrinhos são pra sempre. Pense bem nisso!


Beijos e até o dia do casamento!



5 comentários:

  1. Uma caixa com docinhos especiais da festa é uma idéia simples de lembrança e os padrinhos ficam tão empolgados com a festa que nem comem direito.... no dia seguinte fica perfeitooooo....

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Mari.. Não sabia que os noivos tem que mandar uma lembrançinha para os padrinhos e madrinhas, bom saber!!!! :)
    Claro eu tb penso como vc, tem que ser pessoas importantes e presentes na vida do casal, não importando o presente! ADOREI!

    ResponderExcluir
  3. Eu vou receber um convite desses?? hehehe sou mto boba sempre, né?!

    Precisa de lembrancinha nenhuma n mari. Fico mto grata só de poder estar te prestigiano lá da frente, esse já é o meu presente: saber q vc me tem com mto na sua vida, um carinho que espero sempre fazer jus.

    Esse post é de mta importância para lembrar que esse dia especial é dos noivos. Mesmo c toda etiqueta, a felicidade deles é que deve vir em primeiro lugar, assim, apesar de toda cordialidade sao as pessoas mais presentes na vida de ambos que devem estar lá na frente. E aos convidados, queridos amigos e familiares, devem saber que se fosse colocar todos no altar não teria gente na plateia hehehehe.
    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  4. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir