quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cortejo no Casamento

Olá meninas!


Hoje aconteceu uma situação inusitada lá em casa. Estava com o meu noivo na sala e ele do nada me fala: "ih, temos que treinar a entrada.. não faço a mínima ideia do que fazer na hora. Vou ficar perdido". Eu tive que rir, né? Mas pra dizer a verdade, as vezes dá um branco mesmo de como é o cortejo e muitas noivas e parentes acabam fazendo errado.




Pensando nisso, hoje vou ensinar o passo a passo do cortejo. Recomendo que vocês salvem estas imagens no computador e treinem alguns dias antes da cerimônia. 


Antes de ensinar a ordem de entrada e saída, quero ressaltar aqui que é obrigatório fundamental que a família do noivo e ele estejam presentes na igreja (ou lugar onde será celebrado o matrimonio) para receber os convidados. Dito isto e todas avisadas, posso dar continuidade nos passos =]


Na Entrada



O celebrante ocupa seu lugar e de lá espera o cortejo começar.


 É a vez da entrada dos padrinhos. Primeiro padrinhos do noivo e depois os da noiva. Vão intercalando até todos estarem em seus lugares. Homens sempre à esquerda e mulheres à direita. Na hora de sentar, os padrinhos do noivo vão para o lado direito e os da noiva vão para o esquerdo.
Obs: Eu não acho bonito madrinhas e padrinhos sentados lado a lado - mas tem quem goste-, ainda mais se forem muitos casais. Eu recomendo: Disponibilizar cadeiras apenas para as madrinhas, os padrinhos ficam de pé atras de seus respectivos pares.


Assim que todos os padrinhos já estiverem em seus lugares:
Pai do noivo entra com a mãe da noiva. Eles devem permanecer juntos do lado esquerdo do altar até a chegada da noiva. 


Entra o noivo com a sua mãe. O noivo vai do lado esquerdo e sua mãe do direito. Sobem no altar e ficam do lado oposto (lado direito) do pai do noivo e mãe da noiva.


Todos devem ficar posicionados.
Entrada de damas e pajens. Aqui você escolhe se vai ter daminha, florista, pajem, etc... - Nesse momento o noivo desce do altar, deixando a sua mãe sozinha e fica esperando pela noiva.
Se tiver portas, nesse momento elas se fecham e voltam a abrir para o grande momento.



O momento chegou! Todos ficam de pé.
A noiva entra com seu pai.  O pai do lado esquerdo oferecendo o braço para a filha. A noiva permanece ao lado direito do pai, segurando o bouquet com sua mão direita, na altura do "ossinho da bacia" -dica especial. 

A noiva não sobe no altar. Ela espera o seu noivo buscá-la. 
Parte complicada rsrsr. Vou explicar o que acontece agora:
- Ao chegar no pé do altar, o pai cumprimenta a filha. O noivo chega e o pai ameaça cumprimenta o noivo e a entrega.
- Nesse momento o pai do noivo (que esta com a mãe da noiva) se desloca até a mãe do noivo. O pai da noiva sobe o altar e fica do lado da mãe da noiva. Complicado, mas resumindo: cada um fica com seu parceiro.
- O noivo recebe sua noiva e lhe dá um beijo na testa
- A noiva agora fica do lado esquerdo do noivo. Os dois sobem o altar. A noiva segura o bouquet com a mão esquerda e depois o entrega à sua mãe ou coloca na mesa da cerimônia.


Durante a Cerimônia



O orador começa a cerimônia. Os noivos fazem o juramento


Entrada das alianças. - Mão esquerda meninas!! não esqueçam!!!


Os noivos vão até a mesa de comunhão e assinam os documentos - quem fizer o casamento no civil antes, não precisa passar por essa etapa.


10° O BEIJO


Na Saída

11° Na saída a ordem é SEMPRE esta:
Noivos
Crianças 
Pais da noiva 
Pais do noivo
Padrinhos (na ordem em que entraram)


Espero ter ajudado muitas noivinhas.
Este post é para o meu amor! Já pode ir treinando em casa, viu? rsrsrs * te amo*


Beijos e até o dia do casamento!



5 comentários:

  1. Caraca Mari, PERFEITO, me salvou pois eu tbm nao tinha a mínima idéia e nao terei cerimonialista!!

    Brigadão mesmo, tudo ensinado nos mínimos detalhes!!! Parabéns!!!

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary trabalho como cerimonial, e gosto muito se seus post. Só gostaria de corrigir uma coisa nesse de hoje. As madrinhas devem apoiar a mão direita no braço esquerdo do seu par, apenas a noiva deve entrar do lado direito de seu pai, segurando o buquê na mão direita dela.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica!
    Mas cerimonial bom e que se preze sabe disso né?
    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Mas era tuuuuuuuuudo que eu precisava! Bjos!

    ResponderExcluir