domingo, 29 de janeiro de 2012

Chaveiro de coração - DIY


Olá meninas!!


Hoje eu quero mostrar pra vocês uma das lembranças do meu chá de panela. A idéia surgiu quando estava à toa no trabalho vendo umas fotos de lembrancinhas. Vi um chaveiro de estrela e pensei: "acho que vou fazer isso para o meu chá". Resolvi adaptar e escolhi o formato de coração. Para complementar coloquei um botãozinho para remeter à idéia de kit de costura. Achei que assim ficou bem mimosinho.


Geralmente no chá de panela se dá de lembrança aqueles pregadores coloridos, caixas de palitos de fósforos personalizadas, etc..sempre coisas bem baratinhas, já que o intuito do chá é gastar pouco e receber muitos presentes :)


Fiz 70 unidades por menos de 25 reais! Menos de 0,40 centavos cada um. Sai mais barato que muitas lembrancinhas por ai. Mas devo avisar: só faça se você gostar e tiver paciência. Fiz em 3 dias (durante a folga no trabalho), mas eu gosto de trabalhos manuais, então vai depender da disposição de cada um. Fora isso, eu recomendo muito! é algo que com certeza não vai pro lixo, sempre tem alguém querendo.


O pap é muito simples também. Tirei fotos no celular mostrando cada passo para que vocês não se percam. O ponto que usei para a costura chama-se margarida. É fácil de fazer, se você não souber, tem um vídeo tutorial no YouTube, só clicar aqui! - Tem o pap de um chaveiro, que você pode aproveitar e usar para o seu molde.

Materiais necessários:


- Lápis de cor
- Feltro (com meio metro fiz 70 unidades) 
- Molde ( peguei na internet e imprimi do tamanho desejado)
- Agulha -
- Linha (aquelas para fazer tricô, as mais finas)
- Botões
- Fita de cetim
- Argolas de chaveiros
- Tesoura para tecido (pode usar uma comum, mas a especifica é BEM mais rápida)
- Enchimento (comprei em loja de espuma) - tipo uma lã acrílica - 2,00 o metro.

PAP

1) Pegue o tecido e dobre ao meio (eu grampeei as bordas para facilitar na hora de cortar). Imprima o molde de sua preferência e desenhe o contorno sob o tecido.
Obs: eu não tinha nenhum lápis de cor, então usei meu lápis de olho rsrsrrs. Deu certo!


2) Recorte o molde. Após recortar você terá 2 camadas (já que tecido estava dobrado). Vire a parte marcada por caneta/lápis para dentro e use a parte sem rabisco. Pegue um dos lados do coração e costure o botão.


3) Comece a costurar utilizando o ponto margarida. Lembre-se se unir bem um lado ao outro. Não deixe ficar torto.



4) Escolha um lugar para colocar a fita de cetim. Eu esqueci de colocar a foto, mas vou explicar: Pegue um pedaço da fita, dobre ao meio, coloque a argola de metal e costure as pontas. depois é só incluir no ponto margarida para firmar no coração.



 
 5) Coloque o enchimento quando estiver faltando uns 5cm para fechar o chaveiro. Empurre com o dedo. Quanto mais você botar, mais "gordinho" ele fica.



6) Termine de fechar e finalize com um nó. Seu chaveiro esta pronto!


Sintam-se a vontade para copiar este tutorial, afinal de contas estou aqui para ajudar!
Depois coloco as fotos deles no meu chá (Aguardem! março já esta chegando!!). 


Beijos e até o dia do casamento!


3 comentários:

  1. Ficou lindo!!! Adorei a ideia! Tenho uma amiga/madrinha muito prendada... vou aproveitar desses conhecimentos dela! rsrs
    bjs

    ResponderExcluir