quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Gastos de um casamento

Olá meninas!


Muita gente não faz ideia do passo a passo depois do "sim". Eu por exemplo, tive a ingenuidade de acreditar que com 6 mil reais conseguiria fazer um casamento para 100 pessoas. Doce ilusão!
É exatamente por isso que quero dar uma luz para aquelas que ainda não sabem o que priorizar em um casamento e o valor estipulado de cada coisa.


Antes de continuar devo lembrar a vocês: moro em uma cidade do interior do RJ, ou seja: aqui o preço é mais em conta do que nas metrópoles! O foco mesmo é mostrar diferenças de valores entre os itens e a prioridade de cada um. Reforçando também: Vou colocar de acordo com a minha opinião, então poderemos discordar de alguns itens rsrsrs.


Seu noivo te pediu em casamento > Você disse "sim" > Marcaram a data > Desespero!


(Levando em conta que você já sabe a data, quantos convidados serão, escolheu madrinhas, damas, etc.)

Primeiro passo:
Estabeleça um limite de valores para gastar. A partir disso é que você vai saber o que fazer e como distribuir o dinheiro. Nunca queira fazer um casamento que você não possa bancar. Entrar em casamento com dívidas é ter certeza que já vão ter brigas e discussões. Não faça isso! Aja de acordo com o seu bolso.

Segundo passo:
Escolha o lugar. Pesquise muito!. Não importa se você se apaixonou pelo primeiro que viu, continue procurando. Foi assim comigo! Depois da 5º visita, finalmente achei o meu lugar, e não poderia ser outro: Novinho em folha, barato (4 mil reais de diferença do outro que tinha gostado), em área nobre e de fácil acesso. Não desista. Procure! 
A partir da escolha do lugar é que você vai poder definir o material necessário para decoração, pessoas que irão trabalhar, etc.
Valores da minha cidade: de 1.000 a 17.000


Terceiro passo:
Contrate o decorador. Pesquise também, eu quase enlouqueci! Acabei optando por um não tão barato, mas que faz um bom trabalho. Tem certas coisas que valem o investimento, e a decoração é fundamental. Sente com ele, veja e mostre fotos, o decorador tem que ser seu braço direito, ele deve sentir o seu casamento da mesma forma que você. Só assim ele vai captar cada detalhe, e acredite: vai valer a pena!
Valores da minha cidade: de 1.900 a 7.000


Quarto passo:
Buffet! Não importa se você vai servir salgadinho e refrigerante ou se vai ter camarão na moranga. Pegue referências, faça degustação e contrate com antecedência. Não se esqueça de detalhar TUDO no contrato. 
Valores da minha cidade: de 30,00 a 60,00 por pessoa


Quinto passo:
Foto e filmagem. Contrate bons profissionais e não economize. Não adianta! Aqui o barato sempre sai caro.
Valores da minha cidade: de 1.500 a 5.000


Sexto passo:
Contrate músicos, escolha vestido, convites, bolo, bem casados, cabelo e maquiagem, etc.


Sétimo passo:
Procure um cerimonialista. Sim! sei que muita gente vai querer me enforcar por não ter colocado este item em primeiro lugar, mas entendam o meu raciocínio: Se eu consegui fazer tudo sem cerimonialista, porque você não pode?!! (Olha que eu trabalho, cuido de casa, malho, cuido do meu animal de estimação, cozinho pro noivo sempre, etc..). Resolvi contratar cerimonial só para o dia do casamento, pois nesse dia quero relaxar e não me preocupar com nada. Ainda digo mais: será o meu decorador, já que o preço inclui esse serviço. 2 em 1, melhor do que a encomenda! rsrsr.


Oitavo passo:
Separe toda documentação pra o casamento:
- Certidão de nascimento atualizada (6 meses no máximo) 
- Cópia da identidade e CPF 
- Comprovante de residência original ou cópia autenticada.
Para dar entrada no processo de habilitação, deverão estar presentes os noivos e duas testemunhas e o processo demora no mínimo 40 dias.


Valores da minha cidade:
Civil: R$ 322,22
Religioso com efeito Civil: R$ 302,87
Em residência: R$ 1.044,60

Meu conselho para vocês é: programem-se, pois os gastos são muitos. Eu que pretendia gastar X, já estou em 3x mais! E a conta vai aumentando.. E isso porque muita coisa estou fazendo sozinha (projeto DIY). Um casamento igual ao meu no Rio não sairia por menos de 35 mil. por isso digo: Pesquisem, barganhem, pechinchem e se puderem: DIY!


Lembrando a vocês que esta é uma lista superficial, apenas falando do básico mesmo, já que são muitos detalhes a serem citados. O intuito foi apenas dar uma noção de prioridades e preços.


Beijos e até o dia do casamento!!



5 comentários:

  1. Verdade, devemos preparar tudo com muita antecedência. São tantos detalhes que a gnte fica a ponto de pirar.. rsrs

    Ja estou te seguindo..
    Passa lá tbm..
    Bjoks

    giselesanthiago.blogspot.com

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  2. Oi Mariii!
    Penso muito igual a você!
    Você até me deu uma luz, quero achar um cerimonial que arrume a decoração pra mim! Mesmo sendo um pouco mais caro, eu já tenho varios Diy na cabeça! Vai dar certo eu tb quero um casamento lindo sem gastar muito, mas em sp, o lugar mais barato que achei foi 2000 só o salão e jantar só a partir de R$50.00, caro neh??? por isso quero baratear o máximo de coisas que eu puder!

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  3. Boa Tarde,

    Adorei o seu blog. Todas as dicas são ótimas. Sou de Teresópolis tb e noiva, e gostaria de saber se vc pode fornecer os contatos dos seu fornecedores, pois estou totalmente perdida. Se possível, esse é meu e-mail: stefaniebartolome@hotmail.com

    Cordialmente,

    Stefanie.

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  4. ameiiii seu site ... muito muito muito msm ...vou me casar daqui a 1 ano .. também quero goastar com tudo R$ 10.000,00 no máximooo ... vc poderia me dizer o que vcs fez (DIY) ... quais os sites que vc conseguiu sobre este assunto ? beijos lindona !

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